nr 05 – cipa
comissão interna de prevenção de acidentes
Público Alvo
- Profissionais da área de segurança do trabalho (formados ou estudantes);
- Gestores de empresa;
- Gerentes;
- Encarregados e líderes de setores;
- Trabalhadores eleitos no processo da CIPA;
- Trabalhadores indicados pelo empregador para representação na CIPA.
Objetivo
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O treinamento para a CIPA deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:
a) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
b) metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
c) noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
d) noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
e) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
f) princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
g) organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
O certificado será entregue no término do treinamento, mediante a conclusão de todas as etapas do processo de certificação (nota e presença).
O curso tem validade de 1(um) ano.
20 horas aula.
Educação Continuada
Temos na EPESEG uma série de treinamentos e cursos de extensão que pode te tornar um profissional mais completo e capacitado nesta área tais como:
Entre em contato com nossos consultores
Tire suas dúvidas!
Ensino de Qualidade se faz com uma Equipe de Professores Capacitados, Conteúdo Atualizado com as Normas em Vigência e Estrutura Preparada para Atender as Necessidades dos Alunos.